Controle do PlayStation 5: DualSense

                Controle do PlayStation 5: DualSense 





Veja detalhes e informações técnicas do controle do PlayStation 5, que deve sair junto com o console, até o final de 2020


O controle do Playstation 5

Algumas coisas continuam como o esperado. O DualSense é um controle sem fio, seguindo o padrão já imposto há duas gerações nos videogames. Ele se comunica via Bluetooth com o console e o tipo de comunicação deve seguir o que vimos entre o DualShock 3 e DualShock 4, sem grandes problemas de conectividade.
Além disso, o controle foi revelado na cor branca. Aí sim, indicando uma primeira mudança. Ainda que existam DualShock 4 nesta cor, o padrão é o preto. No PS5, o joystick mescla as duas cores e ainda combina com pequenas luzes azuis que ficam na parte frontal, dando um ar bem futurista ao acessório.
Painel sensível ao toque e botões X, quadrado, bola e triângulo estão presentes, como esperado. O visual é levemente diferente em relação aos anteriores, mas há alavancas analógicas e direcional digital, também seguindo a tradição da Sony.

As novidades

Os sensores hápticos são algumas das principais novidades no DualSense. Estes sensores de nome difícil farão com que a imersão do jogador dentro de uma partida seja ainda maior. Em entrevista recente no podcast “Play, Watch, Listen”, o produtor Mike Bithell, que trabalhou no game “Thomes Was Alone”, deu algumas pistas de como isso funcionaria.
Bithell alegou ter visto algo relacionado a gotas de chuva com o DualSense e que isso passaria a impressão perfeita para o jogador. Não dá para cravar como verdade, mas podemos imaginar que os sensores hápticos espalharão a vibração por todo o aparelho, para que o usuário sinta cada gota de chuva cair no chão, com suas mãos.
Outro bom chute neste sentido pode ser dado com base na declaração de Hideaki Nishino, vice-presidente da Sony, durante a apresentação do DualSense. Ele chegou a comentar que os usuários sentiria como é um dirigir um carro na lama com os sensores do joystick. Imersão será mesmo a palavra-chave.
Mas o DualSense ainda tem espaço para mais novidades: o controle conta com a inclusão do botão “Create”, no lugar do antigo botão “Options”, do DualShock 4. O botão será um atalho para criar conteúdos de gameplay, segundo a Sony, ainda que isso não tenha sido detalhado.
Controle do PlayStation 5 / Sony / Divulgação
E, em termos de tecnologias mais básicas, saiba que o DualSense também conta com microfone embutido, o que vai te fazer economizar na hora de conversar com jogadores online.
Mas caso prefira usar fones de ouvido, saiba que a entrada para headset está igualmente presente. Além disso, há gatilhos L2 e R2 adaptáveis, lembrando um pouco o que foi feito no controle Elite do Xbox One.
Por falar em Xbox One, para quem não curte usar controles com pilhas, aliás, vale reforçar: o DualSense terá bateria interna e a alimentação é feita por entrada USB-C, se afastando do padrão “microUSB” visto no PS4.

Compatibilidades

Até onde sabemos, o DualSense vai funcionar apenas no PS5, mas ainda não há confirmação de que o DualShock 4 funcione no próximo console da Sony. Apesar de tudo, tecnicamente, não tem nada que impeça isso, já que a comunicação Bluetooth permite a compatibilidade. Além disso, a Sony já revelou que aparelhos como PS VR, PS Camera e PS Move devem funcionar normalmente.

Já as cores, apenas o misto entre preto e branco foi mostrado. Várias montagens surgiram na rede, por parte de fãs, indicando possíveis edições comemorativas de outros jogos e decoradas das mais diversas formas, mas nada foi confirmado pela Sony. Se for seguir o padrão do que foi visto no PS3 e PS4, porém, os jogadores podem aguardar diversas opções, lançadas ao longo dos anos.

Comentários

postagens mais visitadas